sexta-feira, 29 de junho de 2012

SEM MITOLOGIA

    
         Quem nunca se interessou um dia pelas Pirâmides do Egito ou por Machu Picchu? Quem nunca se fascinou pelas fantásticas viagens de Marco Pólo ou ficou curioso com a grandiosidade das Muralhas da China? Como foi possível em 290 a.C ser esculpida e erguida uma estátua com 70 toneladas de bronze e 30 metros de altura? É isso mesmo...! Estamos falando do Colosso de Rodes, uma das maravilhas do mundo antigo.

       Passamos nossos primeiros ciclos escolares nos deparando com esses temas excitantes que compõem a história da humanidade. Mitos ou verdades...jamais nos interessou saber! O que importava era o fascínio que exercia em nossa fértil imaginação.

       Vamos passear pela rica Mitologia Grega, com seus deuses (Zeus, Apolo, Afrodite...ahh Afrodite, deusa do amor, da beleza e da sexualidade), seus heróis e vilões como Hércules, Perseu, Titãs. E o presentinho de grego alguém lembra? O Cavalinho de Tróia. Sensacional! A Grécia com seus personagens célebres filósofos, pensadores e homens das Ciências como Platão, Sócrates, Arquimedes, Aristóteles, dentre outros. 

       Mas a Grécia ainda nos reservaria muitas situações mitológicas como a Ilha de Creta com a figura ilustre do Minotauro (não é o lutador de MMA brasileiro), suas matas cheias de sátiros e centauros correndo atrás das pobres ninfas, aquele belo cavalo que até hoje é o sonho de consumo de muito fazendeiro, o Pégaso, as proezas dos velhos alquimistas no período clássico, as dinastias...Deus meu, quanta preciosidade!

       Saindo um pouco da alucinante Grécia, não podemos esquecer da riqueza da Mitologia Nórdica, que também apresentava seus deuses não menos poderosos como Odin, Thor e as belas Valquírias, as aventuras vikings em seus fantásticos navios. Também suas matas eram bem habitadas pelos Elfos e Gnomos, os grandes guardiões da natureza.

        E o Egito gente? O mistério de suas pirâmides? Os faraós e o até hoje indominável processo de mumificação de seus mortos? Os hieróglifos? Pois é, até hoje alguns tipos de grafia estão indecifrados, acreditem se quiser!

       O Império Romano e o Império Bizantino...meu Deus, como é diverso e extenso. Os romanos também tinha os seus deuses como Jupiter, Marte, Vulcano, Venus (mais um suspiro gente...ela tal como Afrodite da Grécia, também representava a beleza e o amor! E como era bela!).  Roma de suas dinastias, de seus césares, de seus centuriões. Roma e o cristianismo.

       Os gauleses com seus druídas e heróis eternos como o velho Asterix, os romenos com seu Vlad que passaria a ser conhecido na Inglaterra como Drácula o maior dos vampiros. 

       A própria Bíblia Sagrada, considerada o maior livro de história que a humanidade tem conhecimento. Sua primeira parte, o Antigo Testamento, que abrange desde a "criação literal" do mundo o qual conhecemos e vivemos, passando pelo início da era cristã e culmina com os capítulos apocalipticos que sugere o final da existência de tudo. São belíssimas e intrigantes passagens como o dilúvio, a construção da Torre de Babel, a destruição de Sodoma e Gomorra, o recebimento das Tábuas da Lei por Moisés, a caminhada sobre as água de Jesus, suas curas, sua perseguição, condenação e crucificação, etc etc etc. Você vive uma vida inteira e não consegue ler a Bíblia toda!

       Chegando mais perto da gente, temos um extenso acervo de grandes civilações que povoaram as Américas, com destaque para os Astecas de Montezuma, os Incas com sua fascinante Machu Picchu e ainda os Maias com o seu enigmático calendário.

       Pois é, ficaríamos até amanhã só enumerando as preciosidades que a história da humanidade nos oferece. É só escolher! Mas, e o Brasil? O que era o Brasil nesses períodos? Existia? Quem o habitava? São perguntas que acredito, infelizmente nunca terão respostas. Ou seja, somos um país sem passado que registramos lembranças de apenas 500 anos. Nossos próprios indígenas não conseguem vincular tempo e espaço. Como e quando surgiu os primeiros Guaranís, Tupis, Goitacás, Tamoios, Xavantes, Tupinambás e tantas outras - trocentas - tribos existentes confinadas pela FUNAI? Será que só nos resta participar dessa festa com a Lenda do Boto, o Boitatá, O Saci-Pererê e a simpática Mula sem Cabeça?

QUEM NÃO TEM HISTÓRIA NEM ESTÓRIAS PRA CONTAR, TEM QUE SE CONTENTAR COM O NEGRINHO DO PASTOREIO !


      


Nenhum comentário:

Postar um comentário